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Uma viagem ao universo da Rolex
Hans Wilsdorf estava firmemente convencido de que o ser humano era capaz de inovar e alcançar a excelência.
Publicado a 9 de abril de 2024
Quase 120 anos após a criação da marca, o espírito do seu fundador nunca esteve tão presente, quer seja na fabricação dos relógios quer nos compromissos da empresa a nível internacional.
“As dificuldades que enfrentei pareciam insuperáveis.”
Um compromisso para com a excelência
Desde a sua génese, a história da Rolex tem sido marcada pela busca da perfeição e pela ambição de ir sempre além.
No início do século passado, um empreendedor visionário, então estabelecido em Londres, estava prestes a ter sucesso. Qual era o seu objetivo? Introduzir no mundo da relojoaria da época uma assinatura ainda desconhecida: Rolex. Um nome totalmente novo, inventado em 1908, que em poucas décadas viria a tornar-se numa das marcas de maior prestígio no mundo. Segundo os relatos de Hans Wilsdorf, as dificuldades que enfrentou com o início da empresa pareciam insuperáveis.
O empresário não tinha muitas posses. No entanto, possuía qualidades inestimáveis: ambição, perseverança e uma extraordinária capacidade de trabalho. Órfão desde os 12 anos de idade, com nada além da sua determinação de superar todos os obstáculos, Hans Wilsdorf está na origem do primeiro relógio de pulso estanque de corda automática por rotor Perpetual do mundo, uma referência em matéria de qualidade e prestígio nos dias de hoje.
“Demasiado complexo, frágil, inadequado”: foram os termos inicialmente empregados pelos mais céticos para definir o relógio de pulso. No entanto, a convicção de ultrapassar limites permitiu a Hans Wilsdorf alcançar o seu ousado objetivo de estabelecer o relógio Rolex – o Oyster Perpetual – como arquétipo do relógio de pulso estanque, preciso e robusto, capaz de resistir a todas as situações. Mas Hans Wilsdorf foi mais do que um mero visionário que deu aos relógios Rolex características técnicas e estéticas fundamentais que todos conhecemos. A sua procura constante pela perfeição era acompanhada de uma grande generosidade e de uma fé inabalável no ser humano.
Empresa integrada e independente, a Rolex dispõe de recursos industriais que reúnem inúmeras áreas de conhecimento. Relojoeiros, engenheiros, designers e outros especialistas trabalham em estreita colaboração na conceção e na fabricação dos relógios. A cultura da empresa baseia-se em valores humanos e coloca o know-how e as habilidades interpessoais no centro das suas diferentes atividades.
A Rolex agrupa diversos ofícios, exercidos por mulheres e homens, cada um deles especialista na sua respetiva área. Além disso, a marca concebe e fabrica grande parte dos componentes dos seus relógios, desde a fundição de ligas de ouro à montagem dos elementos do mecanismo, da caixa, do mostrador e da bracelete, passando pela usinagem, acabamento e cravação. A empresa torna também acessível a sua perícia através de uma excecional rede internacional de serviço pós-venda.
Para garantir a continuidade do seu know-how, a Rolex dispõe do seu próprio centro de formação, o único deste tipo. Dedicado à busca da excelência e à evolução dos seus trabalhadores, o centro, localizado em Genebra, oferece formação contínua aos seus colaboradores e proporciona uma formação inicial aos seus aprendizes. Espaço de partilha de saberes e conhecimentos técnicos, o centro tem como missão assegurar o futuro da marca segundo os seus próprios valores.
A coleção Oyster Perpetual foi construída com base no sucesso do Oyster original, lançado em 1926. Primeiro relógio de pulso estanque do mundo, com caixa e arquitetura patenteada, o Oyster desempenhou um papel pioneiro no desenvolvimento dos relógios de pulso modernos. Ao longo dos anos, tem sido o veículo de muitas outras inovações – tais como a corda automática por rotor Perpetual (1931) – que definiram a identidade dos modelos da coleção e forjaram a reputação de excelência da Rolex que se baseia, nomeadamente, na precisão cronométrica e fiabilidade.
O Oyster foi evoluindo gradualmente, sendo hoje uma coleção de relógios com novas funcionalidades e tecnologias inovadoras. Os fundamentos deste arquétipo da relojoaria verificam-se em todos os relógios da marca que, por sua vez, partilham uma forte identidade visual. Hoje, a coleção inclui 12 linhas divididas em duas categorias: relógios Clássicos, como o Datejust e o Day-Date; e relógios Profissionais, tais como o Explorer e o GMT-Master II.
Pioneira do relógio de pulso moderno, a Rolex está na origem de numerosas inovações importantes no campo da relojoaria. A marca já depositou mais de 600 patentes ao longo da sua história.
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